domingo, 31 de março de 2013

Praça dona Rosa da Fonseca [atual "Bar do Chopp"]

        "A mesma praça, o mesmo banco, as mesmas flores, o mesmo jardim..."
Parece engraçado iniciar esta postagem com um trecho da música de Ronnie Von "A praça" pois não é essa conservação da memória da praça ou até mesmo dos monumentos históricos que se observa aqui em Maceió.
Temos, pois, como tema desta postagem, uma praça que um dia já existiu em nossa cidade, em pleno comércio, leia-se: Praça dona Rosa da Fonseca.

         Vejamos a seguir algumas imagens dessa antiga praça:





        Nota-se nestas fotos que pouco a pouco a praça foi deixando de existir, primeiro sumiram as árvores, depois sumiu todo o resto.




Temos agora imagem de como o local encontra-se atualmente, muitos conhecem por "Bar do Chopp", mas seu verdadeiro nome é "Palácio do Chopp.


         Pouco se sabe sobre o porque da praça pública ter sido demolida para dar espaço à propriedade privada, porém sabe-se que o bar é comandado já pela terceira geração da família e existe há mais de 95 anos. Localizado na região central, em meio a bancos e órgãos públicos, o lugar é frequentado por comerciantes, bancários, juízes e aposentados.
       O antigo local já não é mais público, para entrar é necessário que você consuma, portanto que você gaste, de público só nos restam as imagens do que um dia foi espaço de distração de toda sociedade.


Pesquisa de Luiz Gonzaga
realizada em: 31/03/2013

2 comentários:

  1. Poxa era muito melhor antes, por que tudo antes tinha mais glamour?! Será que só eu acho isso? kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Adorei conhecer Luiz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Edna, é muito triste ver o quanto Maceió piorou em alguns aspectos. Muita coisa que era linda em nossa cidade foi apagada pelo tempo. Obrigado por sua participação!!

      Excluir